• Matéria: Física
  • Autor: diegoviais1205
  • Perguntado 8 anos atrás

Se plantas no seu desenvolvimento inicial, forem divididas em dois grupos e cada grupo for exposto a um tipo de luz, sendo uma com o comprimento de onda verde e outra com comprimento de onda azul, o quê acontecerá com cada grupo?

Respostas

respondido por: charlonfirmo
0
A fotossíntese é o processo em que os seres autótrofos fotossintetizantes absorvem energia luminosa, transformando-a em energia química para ligar átomos e formar moléculas energéticas, fornecendo assim matéria orgânica (exemplo: glicose) e  liberando mais oxigênio para o ar que respiramos.

A fotossíntese é importante para a manutenção da cadeia alimentar e da vida humana, através do fornecimento de matérias orgânicas e da purificação do ar.

A fotossíntese é importante também para o crescimento e desenvolvimento da própria planta e a quantidade e a qualidade de energia luminosa influenciam esse processo.

As cores que enxergamos são definidas pelos efeitos de reflexão e absorção de luz.  Quando injetamos expomos um corpo à determinada iluminação, seus átomos reagem permitindo enxergarmos as cores.

Exemplo: Se enxergamos o vermelho, é porque o corpo reflete o espectro vermelho (os átomos estão emitindo luz em com comprimento de onda referente ao vermelho)  e absorvendo as demais cores provenientes da formação da cor original da fonte de luz.

O
botânico T.W Engelmann realizou vários testes e pode concluir que as plantas realizam mais fotossíntese quando expostas a iluminação nas cores azul e verde, ou seja a clorofila que é extremamente importante para a realização do processo, absorve maior quantidade de  luz nessas cores.

As plantas expostas  a iluminação de comprimento de onda azul e vermelho, realizará mais fotossíntese e consequentemente teŕão um melhor desenvolvimento que as plantas expostas as outras cores.
Perguntas similares