• Matéria: Filosofia
  • Autor: AnneBeatriz3670
  • Perguntado 8 anos atrás

segundo heraclito, o logos tem uma natureza dupla, sendo realidade objetiva e pensamento. isso se da pois, segundo o filosofo a relaçao entre pensamento e mundo e?

Respostas

respondido por: pbragansa
20
Olá, bom dia!

Que pergunta difícil essa heim?! Antes de dar a resposta propriamente dita, necessário você compreender um pouco o pensamento de Heráclito no que se refere a dupla natureza do "logos".

Lembramos que tratava-se de um período histórico importante para a filosofia. Pois, os filósofos da época se debatiam com uma das primeiras reflexões a serem levantadas sobre o mundo e os seres.

Já era consolidado a ideia de um mundo imaterial e material, e os gregos concebiam a ideia de um cosmos organizado comparando-o muitas vezes com um grande relógio.

Heráclito por sua vez, dizia que o Logos, que pode ser traduzido literalmente como ideia, está sempre ligado ao cosmos ou ao pensamento.

Em outras palavras, o Logos é responsável pela organização do mundo material, cosmos, e responsável pela distinção do pensamento de cada pessoa em relação ao pensamento da coletividade. A ideia fazia de cada ser um ser singular.

Para o filósofo, apenas aqueles que não tinham inteligencia não poderiam entender logos.

Chegando na resposta da sua pergunta, para Heráclito o mundo é um fluxo em movimento constante e perpétuo. Tal pensamento foi elaborado com base na teoria dos contrários, pois, para o pensador, tudo que existe no mundo possui o seu oposto.

Tudo que existe ou fazemos possui duplicidade, "para a mesma pergunta feita por você aqui no site, eu respondo ou não respondo", "no mesmo rio, entramos ou não entramos", "somos e não somos". Sua teoria contradiz a lógica Aristotélica que é baseada na não contradição.

Espero ter ajudado.

Abraço.


Perguntas similares