• Matéria: Direito
  • Autor: ceforblack6835
  • Perguntado 8 anos atrás

as leis nº 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. a diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. considerando as leis mencionadas, análise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da diretora.? heeelllpppp :)

Respostas

respondido por: pbragansa
5
Olá, bom dia!

Antes de entrar no mérito da questão, cumpre registrar que a lei  10.639 de 2003 e a lei 11.645 de 2008 são legislações que buscam uma correção simbólica do estado de débito histórico em políticas públicas com os negros e indígenas. 

Partindo desta informação as escolas públicas devem buscar a efetivação das leis supramencionadas com algumas iniciativas, entre elas podemos citar:

- Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar. 

- Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

Posto isso, estes são os procedimentos coerentes com a visão da diretora em efetivar os diplomas legais em questão.

Espero ter ajudado.

Abraço!
respondido por: DaniMartinsRamos
1

Resposta:

III e IV.

Explicação:

As temáticas africanas, afro brasileiras e indígenas não devem ser discutidas nas escolas apenas em datas especiais, mas, devem , ao contrário, perpassar cotidianamente os currículos escolares, de forma interdisciplinar.

Perguntas similares