• Matéria: Direito
  • Autor: tayanecosta615
  • Perguntado 8 anos atrás

as leis nº 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. a diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. considerando as leis mencionadas, análise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da diretora.? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
7
Olá Tayane! Vamos analisar cada uma das opções a serem escolhidas nessa questão.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

Errado. Essa alternativa é incorreta pois ela promoverá atividades apenas em datas específicas e não criarão de fato participação no cotidiano dos alunos.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

Errado. Deve-se trazer membros das comunidades periodicamente, não apenas em datas específicas deles ou nossas.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

Verdadeiro. Entender o assunto é a melhor maneira de entender o motivo pelo qual o aluno estará estudando o conteúdo em sala de aula.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

Verdadeiro. Essa alternativa, em contraponto à alternativa II, afirma que no de correr do ano terão atividades sobre as comunidades afro-brasileiras e indígenas, isto é, não apenas em datas específicas.

Ou seja, alternativa E - III e IV.
Perguntas similares