Respostas
Boa tarde!
O termo ética utilitarista foi pronunciado pela primera vez no ano de 1781 por Jeremy Bentham para George Wilson , entretanto, foi no ano de 1861 que filósofos começaram a se interessar por ele, entre eles, o primeiro a escrever sobre ética utilitarista foi Jeremy Bentham para George Wilson que passou a ser usada pelos estudos que buscavam estudar as consequencias das ações.
Entretanto, o termo consequencialismo passou a ser adotado no ano de 1958, e o utilitarismo passou a ser visto como um estudo que visa maximizar a promoção da felicidade.
A Ética Utilitarista foi fundada por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, e é uma doutrina ética típica de seu século, o industrial século XIX.
De acordo com a ética utilitarista não existiriam valores éticos que transcendiam a experiência cotidiana, de modo que não existiria um "comportamento ideal" e nem um "dever ético" guiado por princípios deste tipo, de modo que se opuseram, por exemplo, ao modelo deontológico do Idealismo Alemão - cujo maior expoente é Kant.
Ao contrário, defendiam que bom era aquilo que maximizasse a felicidade geral, e ruim aquilo que causasse mais "infelicidades" que "felicidades". Era, assim, um modelo bastante prático e "matemático" de ética, buscando se aproximar do modelo "elegante" das Ciências Exatas.
Mais sobre o Utilitarismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/17247331