a relação feita por Weber entre ética e política.

Respostas

respondido por: fernanda1863
1
No amor, na religião, na família e na política. Existe ética em vários setores da sociedade, em diferentes relações sociais. Em cada uma delas a ética se apresenta de forma diferente. É o que Weber aborda em seu livro “Ensaios de Sociologia”, as diferentes éticas presentes na política, mais precisamente duas: a ética das últimas finalidades e a ética da responsabilidade.
Segundo Weber, a ética depende de que conduta política o setor toma para si. Para exemplificar uma conduta baseada na ética das últimas finalidades, o filósofo utiliza o papel do revolucionário. Um socialista acredita que a luta armada é a única maneira de se chegar à revolução, e para isso, defenderá a guerra até que se alcance o objetivo final. Segundo Max Weber, essa idéia de que o que é levado em consideração é a boa intenção e não necessariamente o resultado dos atos é o que compõe a ética das últimas finalidades.
Já a ética da responsabilidade se baseia justamente nas possíveis conseqüências que certos atos podem provocar. O indivíduo atribui a si e a ninguém mais a responsabilidade de suas ações, principalmente se for possível prever o resultado. Dessa maneira, é possível estabelecer a principal diferença entre a ética das últimas finalidades e a da responsabilidade: quem parte do princípio de que a boa intenção é o que importa, costuma atribuir os resultados ruins de seus atos à terceiros; já quem segue a ética da responsabilidade leva em conta as deficiências normais das pessoas, inclusive e principalmente a sua.
Mesmo ao se analisar as diferenças entre os tipos de ética existentes na política – proposto por Weber – não se pode afirmar qual das duas é a mais ética. Cada uma delas apresenta conseqüências das quais não podemos fugir. Para Weber, os dois tipos de ética não são totalmente contraditórias, e sim, elementos que se somam e que só a partir dessa mistura é que se poderá constituir um homem com “vocação para a política”.
Perguntas similares