• Matéria: Química
  • Autor: maryzangela2002
  • Perguntado 8 anos atrás

1. Escreva sucintamente a visão que os filósofos Demócrito, Platão e Aristóteles tinham sobre o átomo.

Respostas

respondido por: galdino42
4
Demócrito pensava que todas as coisas eram compostas de elementos atômicos fisicamente indestrutíveis, constantemente em movimento, com diferentes formas e tamanhos. Entre os átomos haveria o espaço vazio.

Já Platão pensava que um átomo não poderia ser o componente fundamental das coisas, pois eles seriam corpos físicos, feitos de um dos quatro elementos (fogo, ar, terra e água). Ele pensava que o fundamento da realidade era de natureza matemática, e que o criador do mundo usou os chamados "sólidos platônicos" (poliedros regulares) para fabricar a realidade material.

Cada uma dessas estruturas geométricas teria sido usada para construir coisas de um tipo, sendo esses tipos relacionados aos quatro elementos tradicionais e a um quinto misterioso, que Aristóteles chamou posteriormente de "éter".

Aristóteles também rejeitava a teoria atomista da época, principalmente por negar a existência do vazio. Ele também pensava que as coisas materiais eram feitas em última instância de pequenas quantidades dos quatro elementos, e não de átomos.
Perguntas similares