Com relação aos modelos quânticos, julgue os itens a seguir em verdade (V) ou falso (F), justificando corretamente os itens falsos.
I - ( ) De acordo com o modelo atômico de Bohr, a energia potencial dos níveis diminui à medida que se distancia do núcleo e, se aproxima de zero em um nível infinito.
II – ( ) Segundo Niels Bohr, o salto eletrônico do nível L para K apresenta maior comprimento de onda que o salto eletrônico do nível M para L.
III- ( ) O modelo atômico de Börh, explica apenas o espectro atômico do hidrogênio, pois o hidrogênio apresenta apenas diferença de energia entre os níveis e, não entre os subníveis de um mesmo nível.
IV – ( ) Ao saltar de um nível mais superior para um nível inferior mais próximo do núcleo, o elétron absorve energia.
V- ( ) De acordo com o modelo de Sommerfeld do primeiro ao sétimo nível de energia existem 28 órbitas eletrônicas, sendo 21 circulares e 7 elípticas.
Respostas
I, falsa.
Porque de acordo com o modelo atômico de Bohr, a energia potencial dos níveis de energia (ordem de n) aumenta à medida que o nível se distância do núcleo.
II, verdadeira.
Esquematizando:
Salto do nível L ⇒ nível K (libera menor energia)
Salto do nível M ⇒ nível L (libera maior energia)
Lembrando a ordem de energia no átomo:
K<L<M<N<O<P<Q<R...
Pela ordem de energia no átomo, concluímos que o salto do nível M para o nível L libera maior energia do que o salto do nível L para o nível K.
E, agora, relacionando a energia do elétron com a onda eletromagnética emitida, temos a equação de Einstein:
E = h.f ou E = h.v/c
- em que h = constante de Planck,
- v = velocidade da onda,
- f = frequência da onda,
- c = comprimento de onda.
Como E ∝ 1/c, isto é, como a energia é inversamente proporcional ao comprimento de onda, concluímos que quanto maior a energia menor o comprimento de onda que o elétron emite.
Portanto, com este raciocínio chegamos a conclusão de que o salto do nível L para o nível K apresenta maior comprimento de onda do que o salto do nível M para o nível L.
III, verdadeira
O modelo atômico de Bohr explicava apenas o átomo de hidrogênio, que apresenta um único elétron, limitando-se aos níveis de energia e sem explicar os subníveis, pela baixa resolução dos espectroscópios da época.
IV, falsa.
Pois o elétron ao saltar de um nível de maior energia para um nível de menor energia, emite energia na forma de onda eletromagnética.
V, verdadeira.
Segundo o modelo de Sommerfeld:
Cada nível n de energia apresenta n subníveis, e cada subnível contém 01 órbita circular e (n-1) órbitas elípticas. Daí:
nível 1: 01 subnível ⇒ 01 órbita circular
nível 2: 02 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 01 órbita elíptica.
nível 3: 03 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 02 órbita elíptica.
nível 4: 04 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 03 órbita elíptica.
nível 5: 05 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 04 órbita elíptica.
nível 6: 06 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 05 órbita elíptica.
nível 7: 07 subníveis ⇒ 01 órbita circular e 06 órbitas elíticas.
∴do nível 1 ao nível 07, temos:
- 07 órbitas circulares
- 21 órbitas elípticas
- 28 órbitas eletrônicas.