• Matéria: Saúde
  • Autor: Hsjhdhdhdhhcnd5343
  • Perguntado 8 anos atrás

defina insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: Neemias257
3
As alterações do equilíbrio dos electrólitos ou ácido-base, assim como a acumulação de produtos residuais, são indicadores de insuficiência renal.



Insuficiência Renal Aguda (IRA)

Perda rápida de função renal que pode ser recuperada no espaço de poucas semanas. As causas devem-se desidratação, intoxicações, traumatismos, medicamentos e algumas doenças. Dependendo da gravidade e porque a vida não é possível sem os rins a funcionar, pode ser necessário fazer diálise.



Insuficiência Renal Crónica (IRC)

Perda lenta progressiva, irreversível das funções renais (é nesta fase que se aconselha os doentes a iniciarem um caminho pessoal de preparação para a diálise).



A doença renal crónica é uma patologia progressiva, com elevada taxa de mortalidade, que ameaça tornar-se num grave problema de saúde pública com implicações sérias no Serviço Nacional de Saúde.
respondido por: Puffy1808
1

Resposta:

I O diagnóstico da insuficiência renal ocorre estimando a taxa defiltração glomerular (TFG);

II- A TFG pode ser estimada pela amostra isolada de creatinina sérica ou "Clearance de creatinina";

IV- Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré-renal, toma-se o cuidado para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva.Na insuficiência aguda pós-renal, o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina;

V- O melhor tratamento é a prevenção, tratando-se de forma adequada a hipertensão arterial, o diabetes mellitus, evitando medicamentos nefrotóxicos.

Perguntas similares