Sobre os movimentos sociais urbanos, assinale a alternativa correta.
A)O êxodo rural na década de 1950 foi o mais importante movimento social urbano no território brasileiro.
B)As reivindicações por melhorias nos transportes levadas adiante por associações de moradores de bairros e a luta pela regularização de loteamentos, são exemplos de movimentos sociais urbanos próprios das metrópoles brasileiras.
C)A migração de nordestinos para o Sudeste, nos caminhões denominados “paus-de-arara”, constituíram um importante movimento social reivindicatório de melhores condições de emprego e de remuneração.
D)A luta pela posse da terra empreendida pelo MST teve importante reflexo na estruturação urbana das cidades que sediaram esse movimento social urbano, como é o caso de Brasília e de Curitiba.
E)A escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 resultou de um importante movimento social urbano, de base político-econômica, empreendido pela população carioca através das associações de bairro e da mídia.
Respostas
Olá,
A)O êxodo rural na década de 1950 foi o mais importante movimento social urbano no território brasileiro.
O êxodo rural é de extrema importância até os dias de hoje porque nos explicam os aspectos relacionados ao posicionamento dos governantes por volta da década de 50, esses posicionamentos fizeram com que houvesse um maior investimento nas cidades do sudeste causando uma grande onde de migração no Brasil.
Até hoje esse aspecto é estudo e buscamos sempre compreender as suas relações, como ela prejudicou e prejudica o povo brasileiro e como isso alterou as formas das cidades, ocasionando no surgimentos das favelas em todo o Brasil.
Olá
Resposta: B) As reivindicações por melhorias nos transportes levadas adiante por associações de moradores de bairros e a luta pela regularização de loteamentos, são exemplos de movimentos sociais urbanos próprios das metrópoles brasileiras.
Resolução: As migrações do campo à cidade ocorridas no Brasil em décadas anteriores não podem ser caracterizadas como movimentos sociais. Na realidade, essas migrações eram motivadas pela busca de melhores condições de vida, pois o cidadão tinha a opção de permanecer em sua terra ou de viver melhor em outras regiões.