Considere uma situação hipotética em que um indivíduo de tipo sanguíneo AB, Rh negativo, receberá uma transfusão de sangue de um doador, escolhido ao acaso, de uma população em que todos os tipos sanguíneos ocorrem com a mesma frequência. Neste caso, a probabilidade de haver produção de anticorpos devido à incompatibilidade sanguínea é de:
a) 3/4
b) 1/2
c) 3/8
d) 1/4
e) 1/8
Respostas
Um indivíduo com tipo sanguíneo AB, Rh -, só terá uma incompatibilidade sanguínea e produção de anticorpos se receber doação de alguém com tipo sanguíneo Rh -, independentemente de qual seja o dito tipo. Isso se dá porque o tipo sanguíneo AB é conhecido como o "receptor universal", não tendo reação se receber doação de qualquer outro tipo sanguíneo com o mesmo Rh.
Assim, o indivíduo AB, Rh -, poderá receber sangue de qualquer um de tipo sanguíneo AB -, A -, B - e O-, só tendo reação caso o sangue seja AB +, A +, B + ou O +. Uma vez que são quatro tipos sanguíneos favoráveis e quatro desfavoráveis, a chance de ter reação ao receber uma doação aleatória nas circunstâncias descritas é de 1/2. Logo, a resposta correta da questão está na alternativa b.