• Matéria: História
  • Autor: Juniior3737
  • Perguntado 8 anos atrás

Como a guerra do Peloponeso contribuiu para a conquista dá Grécia pelo rei dá Macedônia Filipe II ?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
263
Sendo uma guerra entre as duas maiores potências da Grécia, Esparta (Liga do Peloponeso) e Atenas (Ligas de Delos), o conflito causou um enorme desgaste no mundo grego, já que a tradição ateniense foi substituída pelo militarismo espartano, além disso, a Grécia deixou o sonho de unidade. Com o enfraquecimento econômico e a fragmentação da região, Felipe II, com seu numeroso exército encontrou caminho mais simples para a conquista.

:)
respondido por: EduardoPLopes
94

A Guerra do Peloponeso, travada entre as Ligas de Délos e do Peloponeso (que tinha, como líderes, respectivamente Atenas e Esparta) foi um conflito militar que poderíamos caracterizar, em sentido amplo, como uma guerra civil, tendo envolvido as diferentes cidades-estado gregas, devastado as suas infraestruturas e exaurido as suas forças militares.

A guerra, que terminou em uma vitória espartana, acabou prejudicando profundamente os dois lados, tendo enfraquecido a posição dos gregos, o que favoreceu as invasões dos Macedônios, que primeiro dominaram as cidades-estado gregas, impondo a ordem do Império Macedônio, e depois as demais regiões conhecidas, forjando um vastíssimo império terrestre.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/14356603

Anexos:
Perguntas similares