Respostas
Em um corpo em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é nulo. Chamamos tal fenômeno de Blindagem Eletrostática.
Resposta:
A blindagem eletrostática ocorre quando o excesso de cargas em um condutor distribui-se uniformemente em sua superfície e o campo elétrico em seu interior fica nulo, ou seja, em um corpo em equilíbrio eletrostático, o campo elétrico interno é nulo.
São exemplos de blindagem eletrostática:
a) O carro, pois em dias chuvosos é comum ouvir que é melhor esperar dentro do carro até que a chuva passe do que sair dele. A capota do carro age como a peneira de aço, impedindo que as cargas elétricas de eventuais raios passem para a parte interna do carro, ficando, então, em sua superfície. Quem fica dentro do veículo, fica protegido dos raios.
b)Todos aparelhos eletrônicos são envoltos em placas metálicas, que servem para proteger a parte interna do aparelho, evitando danos causados por influências elétricas.
Toda vez que um corpo condutor de eletricidade é eletrizado por meio de algum dos processos de eletrização, as cargas elétricas são distribuídas uniformemente em sua superfície. Isso acontece pois as cargas elétricas tendem a se afastar, de acordo com o princípio da repulsão entre cargas de mesmo sinal, até atingirem uma condição de repouso, o equilíbrio eletrostático.
Uma das propriedades de um condutor em equilíbrio eletrostático é que o campo elétrico em seu interior é nulo justamente pela sua distribuição de carga. Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.
Explicação: