• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo990
  • Perguntado 8 anos atrás

Conceito sobre Atitude Reacionária

Respostas

respondido por: MyNameIsLuiz
2
Ser reacionário significa não ser submisso. Ser reacionário significa reagir. Ser reacionário significa não se acomodar. Não se submeter. 
Ser reacionário significa não ser uma “maria-vai-com-as-outras”. Ser reacionário significa ter opinião própria, com capacidade própria de discordar daquilo com que você ache que não deva concordar. 
Se ser reacionário significar seguir seu próprio caminho, ao invés de seguir o caminho que lhe seja imposto, então poderei dizer que você é uma pessoa livre, com capacidade de discernimento e de decisão própria. 

Ser revolucionário hoje é se opor. Um revolucionário, uma pessoa de esquerda, não pode conviver com esse estado das coisas sem lutar contra essa ordem. E quando digo lutar não falo somente da luta armada, mas sim de mobilizar opiniões, semear idéias! 
Ser revolucionário hoje em dia significa ser contra a manipulação da verdade, contra toda essa grande aparelhagem de manipulação. Não posso acreditar que exista alguém de esquerda, alguém com senso de transformação das coisas, que conviva com essa grosseira e tosca manipulação da verdade. 
Acredito também que não é possível aceitar a democracia formal. Acho que deve-se aprender o que é exatamente a democracia. Um revolucionário tem que defender formar de democracia nas quais a participação do cidadão possa ir além de depositar uma cédula no buraco de uma urna ou um aperto de botão numa urna eletrônica, uma vez a cada tantos anos - isso não é democracia. 

A atitude reformista apareceu um dia, de repente, sem se saber como, sem se saber por que. Era um estafermo austero, pesado, de voz possante. Ninguém sabia bem o que aquilo queria. 
A capacidade reformista dos governos é tanto maior quanto maior for a sua capacidade de pensar e agir estrategicamente com objetivos de médio prazo. Desígnios que naturalmente colidem com a pressão mediática, com o tacticismo político e os jogos de influência dos interesses instalados (por ex., nos aparelhos partidários). Mas se este governo quer ficar para a história como um executivo reformista, não pode nem queixar-se da sua impotência para fazer o que deseja, nem muito menos achar que a sua atividade é passível de produzir resultados no imediato
Perguntas similares