1)
Os Serviços da Proteção Social Especial da Política de Assistência Social, destinam-se a pessoas que se encontram em situação de risco, devido ao abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras situações de violação dos direitos. Na proteção social especial, há dois níveis de complexidade: média e alta. Não faz parte dos Serviços da Média Complexidade:
Alternativas:
a)
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
b)
Serviço Especializado em Abordagem Social;
c)
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
d)
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;
e)
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
2)
A assistência social ganhou o status de política social na Constituição Federal de 1988. De lá para cá muitas outras normativas foram implantadas na perspectiva da construção desta política. Quais são os documentos que correspondem com a trajetória da Política de Assistência Social?
Alternativas:
a)
Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente;
b)
Lei Orgânica de Assistência Social e SUAS;
c)
LOAS e Lei de diretrizes e Bases da Educação;;
d)
Lei de Certificações das Entidades Beneficentes e LOS;
e)
Lei Orgânica da Saúde e ECA;
3)
O movimento que iniciou nos finais da década de 1970 e início da década de 80, paralela a outros movimentos, formado primeiramente por trabalhadores da saúde, que reivindicava a construção de uma nova política de saúde verdadeiramente democrática e universal, foi denominado de:
Alternativas:
a)
Movimento pela Constituinte;
b)
Movimento pela Lei Orgânica da Saúde;
c)
Movimento da Reforma Sanitária;
d)
Movimento pelo Sistema Único de Saúde;
e)
Movimento pela Seguridade Social;
4)
Complete a lacuna:
No Brasil, jamais chegou a constituir-se o ______________. Isto porque, ao mesmo tempo, o sistema econômico brasileiro caracterizou-se pela interferência do Estado como agente econômico sobre as formas essenciais de acumulação, realizando com o fundo público os investimentos essenciais ao desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estado de Bem-Estar Social;
b)
Território;
c)
Estado Liberal;
d)
Estado Democrata;
e)
República;
5)
A saúde como direito social é recente na história brasileira, é datada da Constituição Federal de 1988, inserido no artigo 6º, juntamente com os demais direitos fundamentais do ser humano. Qual a principal mudança que a última Constituição provocou na saúde?
Alternativas:
a)
Centralizou a política;
b)
Privatizou as estruturas;
c)
Tornou política pública;
d)
Universalizou o direito;
e)
Exigiu contribuição;
Respostas
Olá!
Questão 1:
A alternativa D não pertence a média complexidade.
Partindo deste ponto, notamos que o serviço de acolhimento institucional segue as seguintes modalidades:
O abrigo institucional;
A casa de passagem,
E a residência inclusiva.
Além disso, o programa de erradicação do trabalho infantil está alocado como uma grande questão de proteção, que faz parte da composição do SUAS (Sistema único de Assistência social).
Questão 2:
A alternativa B é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que o SUAS está sob respaldo a quatro tipos de gestão, sendo:
A da união;
Do Distrito Federal;
Dos municípios;
E por fim dos Estados.
Deste modo, a responsabilidade que direciona o papel do assistente social está designada sob cada uma das alternativas, porém, a Lei orgânica e o SUAS tem um papel direto no trabalho desse profissional.
Questão 3:
A alternativa C está correta.
O nascimento do movimento da reforma sanitária se deu durante a década de 70, a partir da busca por profissionais da saúde na melhor qualidade da assistência médica a população assim como uma série de revindicações para a transformação da saúde que era limitada até aquele momento.
Além disso, cerca de uma década depois em 1988 o SUS foi criado, sob respaldo da Constituição Federal colocada em prática naquele momento tornando obrigatório o atendimento público a todo cidadão.
Questão 4:
A alternativa C é a que melhor completa a lacuna.
Bem, de fato o Estado Liberal nunca foi implementado 100% em nosso território, visto que o Estado e o Governo Federal tem uma grande influência nas atividades e nos diversos setores como por exemplo na educação, na saúde, na segurança, sem contar as políticas públicas que não tem interferência do setor privado.
Por isso, apesar da crescente das empresas privadas e a parcela de entidades inicialmente públicas com o setor privado, ainda sim o Estado Liberal ainda não operou com todas as suas forças.
Questão 5:
Alternativa D. Universalizou o direito.
A constituição de 88 previu que todos os indivíduos sem descrição de gênero, etnia ou classe social tem direito a saúde.
Definindo que o Governo deve fornecer respaldo para os programas não só no campo de saúde emergencial mas também nas diversas modalidades como assistência social, pedagogia, assistência psicológica, psiquiátrica, entre a criação de programas como as UPA's e a veiculação do SUS.
Até mais!