Respostas
É a posição de “alerta”, ou seja, é a base de expectativa para todas as jogadas no Tênis de
Mesa. É fundamental para que o atleta consiga reagir rapidamente e de forma adequada às jogadas do
adversário.
Objetivos:
- Demonstrar que o atleta está preparado para responder a uma jogada do
adversário;
- Permitir que o atleta reaja mais rápido;
- Permitir um deslocamento em todas as direções com mais rapidez.
• Saque (Serviço)
É o movimento que o atleta executa para colocar a bola em jogo, pode ser executado de forma
simples (sem efeito), com efeito (por baixo, por cima, para a direita e para esquerda) ou com efeitos
combinados (para cima e para esquerda, par cima e para direita, etc.)
Objetivos:
- Colocar a bola em jogo;
- Dificultar a recepção do adversário, evitando assim um ataque ou a colocação de
uma bola difícil para sua resposta;
- Fazer diretamente o ponto.
• Recepção
É o movimento que o atleta executa para devolver o saque do adversário.
Objetivos:
- Colocar a bola na mesa do adversário;
- Devolver o saque do adversário dificultando sua ação ou finalizando o ponto;
- Atacar o saque do adversário, finalizando o ponto ou passando a dominá-lo.
Golpes sem Efeito:
• Batida
É um movimento básico de preparação, ataque ou defesa, sem imprimir qualquer tipo efeito
durante a execução. Pode ser executado pela direita (batida de direita), pelo meio (choto) ou pela
esquerda (batida de esquerda).
Objetivos:
- Preparar a bola para a finalização do ponto (troca de bola/rally);
- Defender um ataque do adversário;
- Finalizar
Jogadores – o tênis pode ser jogado entre duas pessoas – jogo de simples – ou entre quatro pessoas – jogo de duplas. Em caso de duplas, os corredores laterais são anexados como área de quadra.
Set – é o nome dado à divisão de uma partida de tênis, composta por vários games. Um set é finalizado com 6 games vencidos por um dos lados, com diferença mínima de 2 games (6-4). Havendo empate em 5-5, o set continuará até um desempate em 7-5. Empates com 6-6 serão decididos por tie breacker. Uma partida é geralmente decidida em melhor de 3 sets. Os grandes torneios (Grand Slam) são decididos em melhor de 5 sets.
Game – etapa do set definido a favor de quem completar 4 pontos primeiro, mantendo-se o mesmo sacador até seu final. Seis games de um mesmo jogador definem o set.
Você perde pontos quando: sacar na rede ou fora da zona de saque do adversário, nas duas tentativas; deixar a bola quicar por duas vezes seguidas na sua metade da quadra; devolver a bola na rede; devolver a bola fora dos limites determinados pelas linhas da quadra adversária.
Você ganha pontos quando: sua bola de saque ou golpe não for devolvida pelo adversário; o adversário cometer qualquer das falhas listadas no item anterior.
Tie braker – game de desempate ao final do set (6-6), onde cada saque bom vale 1 ponto. O primeiro jogador sacará no 1º, 4º e 5º pontos. O segundo sacará no 2º, 3º, 6º e 7º pontos, e assim sucessivamente. Vence o game quem acumular 7 pontos primeiro. Empates de 6-6 no tie breaker são decididos no “vai a dois”