Respostas
Sujeito: É o termo da oração do qual informamos alguma coisa.
Ex: A Maria foi comprar livros.
A sentença informa que alguém foi comprar livros. Podemos dizer também que sujeito é todo termo da frase que pratica uma ação. Na frase acima o sujeito é: "A Maria".
Nucleo do sujeito: É a palavra mais importante do sujeito. Em "A Maria foi comprar livros." O sujeito é : "A Maria" e o núcleo do sujeito é: "Maria", pois entre o artigo a e o substantivo Maria a palavra mais importante é Maria.
Tipos de sujeito: simples, composto, desinencial, indeterminado e oração sem sujeito.
1- Simples: possui apenas 1 núcleo. Ex. "Nós vamos ao cinema.", "O Pedro dorme cedo."
2- Composto: possui 2 ou mais núcleos. Ex:"Maria e Pedro regressaram da festa.","O professor e os alunos participaram da competição."
3- Desinencial: não está explícito na frase, mas é facilmente identificado pela terminação do verbo. Ex. "Falei com ele ontem." Suj. des. "eu". O sujeito desinencial também é conhecido como oculto.
4- Indeterminado:não podermos identificá-lo.
Há 2 maneiras de indeterminar o sujeito:
1ª) O verbo é posto na 3ª pessoa do plural e não há nenhum outro termo na frase que nos forneça informações para identificá-lo.
Ex. "Cortaram a grama.", "Falaram mal do Pedro."
2ª) O verbo é posto no singular juntamente com a partícula se ( que se chama índice de indeterminação do sujeito.) Ex. "Precisa-se de manicure."
A Maria foi comprar livros.
Você pode fazer a seguinte pergunta: Quem foi comprar livros? A resposta é o sujeito, logo o sujeito da frase é Maria e o restante é o predicado.
Predicado: foi comprar livros.
O sujeito é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. É aquele que pratica a ação e o predicado é o termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito.