• Matéria: Geografia
  • Autor: nicolasolvr
  • Perguntado 9 anos atrás

“O importante é que a análise de Haesbaert não propõe desconsiderar por completo as características do conceito de região identificadas entre os clássicos da Ciência Geográfica como a singularidade ou diferenciação espacial, a coesão e a integração entre múltiplas dimensões do espaço, a estabilidade e contiguidade espacial e uma definição escalar subnacional ou local (meso-escala). O que ele propõe é uma relativização destas características a partir de uma consideração com o processo de globalização, o qual passa a ser decisivo na “produção da diversidade territorial”, o que leva Haesbaert a concluir que o fundamental não é avaliar um conceito, mas sim, no caso do conceito de região, ser capaz de “reconhecer a natureza dos novos-velhos processos que constroem o espaço geográfico, neste jogo indissociável entre desigualdade e diferença – a primeira, centro da geografia marxista, a segunda, fundamento de uma geografia pós-moderna e/ou pós-estruturalista Está claro que para ele, as questões fundamentais, no que se refere ao conceito de região, passam pelos processos de regionalização, de criação e recriação do que ele chama de diversidade territorial. Quando ele chama atenção também para os “velhos processos” de regionalização, está implícito que estes processos transformam-se historicamente, o que torna fundamental para a História a identificação e compreensão destes processos nas diferentes épocas e lugares.” (CUNHA, 200, p.71).

No trecho acima o autor do texto expõe a seguinte ideia a respeito do conceito de região:

A - No trecho destacado o autor apresenta a ideia de que a internacionalização da economia e o período atual conhecido como global tem provocado profundas transformações nos espaços geográficos mundiais e alterando a análise conceitual da geografia que deixa de ser uma disciplina regional e passa a ser uma disciplina geral.
B - O autor do texto concorda com o geógrafo Rogério Haesbaert que considera que a globalização não causa o fim da diferenciação regional, mas altera o foco do estudo da região para questões que envolvem a historicidade e o processo de regionalização.
C- No trecho acima o autor expõe a corrente de pensamento hegemônica na Geografia que considera o espaço geográfico, e não a região, o conceito mais importante a ser estudado na Geografia.
D - O autor do texto afirma nessa passagem que o processo de globalização tem posto fim ao sentido de regionalização do espaço mundial que conhecemos já que a globalização possibilita a homogeneização dos locais.

Respostas

respondido por: valdireneandrad
22
B - O autor do texto concorda com o geógrafo Rogério Haesbaert que considera que a globalização não causa o fim da diferenciação regional, mas altera o foco do estudo da região para questões que envolvem a historicidade e o processo de regionalização.
Perguntas similares