• Matéria: História
  • Autor: Pamuniz
  • Perguntado 8 anos atrás

em meados dos anos 1950, nos estados unidos, os afrodescendentes se mobilizaram em intensa campanha pela conquista de seus direitos civis. explique as razões desses movimentos e descreva duas dessas mobilizações

Respostas

respondido por: anasilvasantana
37

foi a campanha por direitos civis e igualdade para a comunidade afroamericananos Estados Unidos. Os negros foram escravizados nos EUA, de 1619, trazidos da África por colonos ingleses, até 1863, com o fim da Guerra Civil, a Proclamação de Emancipação e o início da Reconstrução Americana. A escravidão foi a base da economia dos estados do Sul, e marcou profundamente as relações sociais nessa região.

Todavia, a situação legal dos negros permaneceu por longo tempo inferior à dos demais cidadãos, com as leis Jim Crow, a segregação racial, a doutrina "separados, mas iguais" e a atuação da Ku Klux Klan. Embora a Constituição americana garantisse direitos fundamentais a todos os cidadãos desde 1787, os negros tinham prerrogativas legais negadas por legislações estaduais, com base no princípio dos direitos dos estados.

A doutrina da incorporação, a partir de 1873, levou à gradual extensão dos direitos constitucionais fundamentais para todos os cidadãos. Na virada do século, ativistas como W. E. B. Du Bois criaram a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, em defesa da igualdade racial e do progresso da comunidade negra. A decisão do caso Brown v. Board of Education na Suprema Corte americana, em 1954, foi o fundamento legal para o fim da segregação racial. Rosa Parks liderou, no ano seguinte, o boicote aos ônibus de Montgomery.

Na década de 1960, Malcolm X, com um discurso mais virulento, e Martin Luther King, Jr., um pacifista, reclamaram o fim da discriminação institucional. A marcha sobre Washington e a concessão do Prêmio Nobel da Paz a King em 1964 trouxeram atenção mundial para a causa afroamericana. A Lei de Direitos Civis de 1960 e a Lei dos Direitos ao Voto de 1965, ambas promovidas pelo presidente Lyndon B. Johnson, do Partido Democrata, codificaram as conquistas dos negros. Elas asseguraram o fim da segregação racial em espaços públicos, ainda que sejam propriedade privada, e o voto universal, independentemente de nível educacional ou condição social.

respondido por: dudinharesponde
44

Resposta:

Os afrodescendentes nos Estados Unidos mobilizaram-se para conquistar igualdade de direitos civis, como frequentar as mesmas escolas e lugares públicos  que a população branca e não ser segregados nos ônibus. Em 1963, na Marcha sobre Washington, 250 mil pessoas reivindicaram a integração racial e o direito  dos afrodescendentes a moradia, educação, emprego, voto e outros.

Perguntas similares