• Matéria: Português
  • Autor: AnnaBrito12
  • Perguntado 8 anos atrás

Uma visão critica e analística do sitio do pica pau amarelo, tomando com base a proposta do autor e o período que foi produzido a obra.

Respostas

respondido por: guinatica00o
0
Criado por Monteiro Lobato, o Sítio do Pica Pau Amarelo é uma série de 23 livros, escritos entre 1920 e 1947, e que contam as aventuras de Pedrinho e Narizinho no sitio da avó.

Em um cenário mágico, as duas crianças enfrentam seres mitológicos, fazem amizade com princesas, desvendam mistérios e principalmente, desenvolvem um profundo laço de amizade com Emília, a boneca de pano de Narizinho, Visconde de Sabugosa, uma espiga de milho dada a filosofia, Rabicó, um porquinho tão simpático e comilão quanto medroso e Quindim um rinoceronte.

A rede Globo foi a responsável por duas versões live-action, uma entre 1977 – 1986 (clássica) e outra de menor sucesso entre 2001 – 2007. Existe ainda um desenho animado que teve um sucesso marginal.

A série clássica é tecnicamente fantástica; os efeitos eram impressionantes para a época, considerando o que se fazia na tv e o conteúdo tinha valor cultural. O elenco principal, foi responsável por interpretações inteligentes e sensíveis e que respeitavam o público alvo.

As personagens femininas eram fortes, aventureiras, sensíveis e inteligentes. Mesmo a principal vilã da série, a Cuca (uma bruxa em forma de jacaré) era uma personagem interessante. Os personagens masculinos tinham valor heroico mas eram quase figurantes diante do carisma da Emília.

Perguntas similares