• Matéria: Biologia
  • Autor: Ilovelondres
  • Perguntado 8 anos atrás

qual é a importância biológica​ respiração nos seres aeróbicos?

Respostas

respondido por: renatagguerra
1
A respiração aeróbica é aquela em que há participação do oxigênio e pode ser dividida em três etapas: a glicólise, ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
respondido por: gabigabigabigabi
1
A respiração celular é o processo vital para obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Consiste na conversão de energia de ligação, armazenada na combinação entre os elementos químicos que constituem os compostos orgânicos, tais como os carboidratos, lipídeos e também proteínas. 

A respiração celular pode ser de dois tipos: 

Aeróbia – realizada por muitas bactérias, fungos, protozoários, animais e plantas, ocorre na presença de oxigênio, considerado o aceptor final de hidrogênio; 

Basicamente é um processo de oxidação ou “mecanismo de queima” dos compostos com alto teor energético na presença de oxigênio, resultando como produtos o gás carbônico, água e energia utilizada no metabolismo celular. 

Nos organismos com respiração aeróbia, a equação simplificada pode ser assim esquematizada: 

C6H12O6 (glicose) + O2 ↔ 6 CO2 (dióxido de carbono) + 6 H2O (água) + energia 

Anaeróbia – mecanismo não muito freqüente realizado por bactérias desnitrificantes do solo (Pseudomonas denitrificans), ocorre na ausência de oxigênio, sendo outras substâncias (sulfato ou nitrato) atuantes como aceptoras finais de hidrogênio. 

Alguns bacilos, por exemplo, os que causam tétano (Clostridium tetani), somente conseguem obter energia por respiração anaeróbia, e por isso são chamados de anaeróbicos obrigatórios. Outros organismos, as leveduras utilizadas na fabricação de bebidas (Saccharomyces cerevisiae), podem realizar respiração aeróbica ou anaeróbica, conforme a presença ou não de oxigênio, e por isso são denominados de anaeróbios facultativos. 

Nos organismos com respiração aeróbia, a equação simplificada pode ser assim esquematizada: 

C6H12O6 + 4 NO3 ↔ 6 CO2 + 6 H2O + 2 N2 (nitrato) + energia 

Na respiração celular, grande parte da energia liberada se transforma em calor despendido para manutenção da temperatura corpórea em níveis proporcionais às dimensões do organismo, compensando o calor cedido para o meio, especialmente em dias frios. 

Esse recurso, acessório à regulação térmica, é utilizado essencialmente por organismos homeotérmicos (aves e mamíferos), enquanto fontes externas de calor por heterotérmicos. 

Nos processos anaeróbios, onde o aceptor de hidrogênio é um composto orgânico originado da glicólise, o rendimento energético é significativamente inferior, e chamamos de fermentação, que pode ser alcoólica ou lática. 

Equação simplificada da fermentação láctica: 

C6H12O6 ↔ 2 C3H6O3 + energia 

Um aspecto interessante com relação à respiração celular em atletas de alto nível é a resistência anaeróbia possibilitando o prolongamento dos esforços, mantendo o ritmo e a velocidade, mesmo com a crescente necessidade de oxigênio. 

ESPERO QUE TENHA AJUDADO...


Ilovelondres: obrigada
Perguntas similares