• Matéria: História
  • Autor: andressa110112
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi a Aristocracia na revolução francesa

Respostas

respondido por: Anônimo
19
Com a Revolução Francesa, os obstáculos sociais, políticos e econômicos que impediam o capitalismo foram fortemente enfraquecidos. Embora os interesses burgueses guiassem as finanças e o comércio, havia ainda empecilhos na questão de propriedade privada e direitos feudais baseados na ordem de um regime de estado centralizado.

Além disso, na França, o crescimento demográfico expressivo vivido na época não correspondia com o crescimento econômico. A baixa da produção agrícola decorrente da queda na produtividade devido às secas e inundações espalhou pelo território francês um cenário de fome e miséria.

No século XVIII, o poder ainda se apoiava na Teoria do Direito Divino dos Reis, onde Luís XVI governava sem empecilhos à sua autoridade. A Assembleia dos Estados-Gerais, no entanto, não era acionada desde 1614. Essa situação passou a ser questionada pelo povo em meio à crise financeira do reino.

Diante de tais dificuldades, o Estado criou impostos e medidas fiscais, porém a ascensão econômica da burguesia atrapalhava os regulamentos, proibições e taxações ditadas pelo governo absolutista.

Embora o papel da burguesia fosse essencial para o Estado, ela não tinha poder político suficiente, situação decorrente da organização estamental francesa, que se dividia em Clero, Nobreza e Terceiro Estado (burguesia e camadas populares). Sendo assim, a sociedade era financiada pelo Terceiro Estado, visto que as outras duas camadas tinham isenção fiscal

respondido por: WilliamResponde
20
Aristocracia Foi Apenas O Topo da pirâmide daquele tempo, junto com o clero.. teve importância pelas decisões dos absolutistas que sempre os davam mais Regalias enquanto faltava direitos básicos ao povo Francês, Dando um estopim Para a Revolução. Durante a Revolução eles Continuaram Com seus poderes mas Com muito menos Regalias, Pois era Enorme os "Direitos" Deles.
Perguntas similares