Respostas
Resposta:
Quando falamos em células, sempre é importante lembrar que existe uma constituição básica. Todas as células contam com uma membrana plasmática e citoplasma, sendo que a membrana plasmática tem como função separar o meio extracelular do meio intracelular, além de fazer reconhecimento celular, permitir a entrada e saída de substâncias, como também conferir proteção e estrutura à célula. Já o citoplasma é o local onde se encontram organelas, as quais são responsáveis por diversas ações.
Também é interessante dividir as células em eucariontes e procariontes. Para facilitar o entendimento, vamos explicar por partes:
Célula procariota: trata-se de uma célula mais simples, sem envoltório nuclear (portanto, sem núcleo definido) e sem nível de complexidade interna. Sua estrutura é menos complexa, sendo composta por membrana plasmática (que envolve a célula), não apresenta núcleo (o material genético fica disperso dentro do citoplasma, formando o nucleoide) e conta com ribossomos dispersos, auxiliando na síntese proteica.
Outra característica da estrutura da célula procariota é poder apresentar a cápsula, que é uma cobertura externa para proteger a célula, impedindo a desidratação, como também favorece a adesão desta célula às superfícies. Também há a presença de parede celular, que confere forma à célula e a protege. Vale ressaltar que existe também o citoplasma, semelhante a um gel, que ajuda a dar a manter a forma da e dar estrutura.
Explicação: