• Matéria: História
  • Autor: Lillyannavarro9
  • Perguntado 8 anos atrás

Por que Maquiavel considerava que,para o governante,era melhor que o povo tivesse medo dele do que o amasse?

Respostas

respondido por: Lysh131005
66
Nicolau Maquiavel achava que o povo que temesse o governante não desrespeitaria suas ordens e não tentaria passar por cima dele. Se o povo apenas o amasse, sempre haveria o risco de suas ordens não serem obedecidas; afinal, para Maquiavel, um rei amado nem sempre era respeitado. O ideal mesmo seria ser amado E temido. Porém, se houvesse necessidade de escolha, o Príncipe deveria optar por ser temido. 

respondido por: Guimasf
0

Maquiavel estava preocupado com a manutenção da ordem e do poder do príncipe. Para isto, se o governante não consegue ser amado ele deve ser temido, condição básica para a sobrevivência política do detentor de poder, de acordo com Maquiavel.

Maquiavel

Era defensor do Absolutismo, e a manutenção de um Estado forte dependeria de um bom e eficaz governante. Este necessita de habilidades políticas, como ser religioso, bondoso, ter moral, agir conforme o contexto e utilizar da violência e da força se necessário.  

A obrigação do governante é manter seu poder e a ordem na sociedade. Maquiavel foi um dos principais teóricos contratualistas, afirmava que o Estado nasce de um contrato/ acordo entre o povo e o governante. Também criticava a influência da Igreja sobre o Estado.

Leia mais sobre Absolutismo: https://brainly.com.br/tarefa/6213308

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares