Narre os acontecimentos que conduziram ao fim do Estado Novo e ao início da redemocratização do pais, entre 1942 e 1945.
Respostas
respondido por:
103
O Estado Novo foi a ditadura varguista, onde seguia alguns conceitos fascistas, mas ainda sendo uma Constituição. Vargas oscilou sobre quem apoiar na guerra, ora apoiava os alemães ora os norte americanos, se esquivando dizendo que o Brasil entraria na guerra quando "a cobra fumar". Todavia, na reta final da guerra decidiu apoiar os Aliados, mandando tropas para combater os fascistas na Itália. Com isso, houve uma pressão sobre seu governo, já que ele era nitidamente fascista e o país havia lutado contra eles na guerra. Assim, Vargas acaba anunciando a volta das eleições presidenciais, culminando no fim da ditadura.
respondido por:
2
Resposta:
As manifestações populares e estudantis a favor da participação do Brasil no conflito a favor dos Aliados deram início a um lento processo de distensão na atmosfera sufocante do Estado Novo. Em 1943 e em 1945 houve outras manifestações, agora pelo fim do Estado Novo e pela volta da democracia, de diferentes grupos de políticos e intelectuais. Em 1945, Vargas pôs fim à censura da imprensa, anistiou os presos políticos e convocou eleições para uma Assembleia Constituinte. Surgiram novos partidos e a campanha eleitoral teve início. Para evitar a permanência de Vargas, alguns generais passaram a exigir sua renúncia. Em 1945, o Estado Novo chegou ao fim.
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás