por que a lâmpada em questão é perigosa ser descartadas incorretamente como devemos fazer para descartar corretamente
Respostas
Apesar de serem mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, no interior das lâmpadas fluorescentes existem componentes químicos muito perigosos à saúde. Dentre eles, o mais perigoso é o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido à presença do mercúrio, o descarte das lâmpadas fluorescentes se torna muito complicado.
O contato da substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas à saúde. O maior problema acontece quando a substância é inalada, o que pode causar intoxicação por mercúrio, causando tosse, dispneia, dores no peito e outros problemas mais graves.
Sobre os problemas causados no ambiente, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiliza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorveram o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.
E SE A LAMPADA QUEBRAR?
Atenção! Antes de limpar a área, a primeira coisa a se fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.
Ventile o ambiente, abrindo portas e janela, afaste-se do local e aguarde pelo menos 15 minutos;Não utilize um aspirador para juntar o conteúdo da lâmpada, isso pode contaminar outros locais quando o aparelho voltar a ser utilizado;Use luvas para retirar os cacos e tenha o mínimo de contato possível com o material tóxico.Coloque os cacos em um saco plástico bem lacrado;Utilize fitas adesivas, papel toalha umedecido ou miolo de pão para retirar resíduos ou cacos remanescentes;Deixe o material recolhido para levar a um posto de coleta;Limpe o local com água sanitária misturada à água para descontaminá-lo por completo;Lave bem as mãos com água corrente e sabão neutro.Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser utilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser destacada, pois o contato com o mercúrio a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.
Outros tipos de lâmpadas
As lâmpadas halógenas ou as lâmpadas LED também podem ser recicladas, mas dependem do tipo da lâmpada e de empresas especializadas em realizar a reciclagem. De qualquer maneira tente sempre realizar o descarte das lâmpadas em locais especializados e não descartá-las junto com o lixo comum.
Descartar lâmpadas em locais especializados
Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações. Até por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue.
Os fabricantes ou as lojas que revendem as lâmpadas devem possuir postos para a coleta e o descarte correto das lâmpadas. Então aproveite quando for comprar uma nova lâmpada e encaminhe as lâmpadas velhas ou queimadas para o descarte correto.
Não deixe que este material seja levado para aterros comuns! Muitas embalagens deste tipo de lâmpada avisam se o produto é reciclável. Para achar locais que aceitam lâmpadas fluorescentes, acesse a seção de busca de Postos de Reciclagem da eCycle, selecione lâmpadas e encontre o local mais próximo de você. Você também pode aproveitar e fazer a reciclagem de outros materiais não utilizáveis em sua casa.