Respostas
Resposta:
Anita Garibaldi, Uma Heroína Brasileira” é uma história de amor e aventura.
De origem humilde, Ana Maria Ribeiro da Silva, morava na cidade de Morrinhos, SC, então município de Laguna, em 1821. Casada com um sapateiro, Anita acompanhava a agitação provocada pela Revolução Farroupilha. E foi em meio a uma das batalhas que viu pela primeira vez aquele que seria o grande amor de sua vida: o italiano Giuseppe Garibaldi. Apaixonada, Anita abandonou o marido e partiu com Garibaldi, tomando parte em diversos combates e demonstrando coragem exemplar. Só para dar um exemplo das diversas aventuras por que passa Anita, depois de ser capturada na batalha de Curitibanos (1839), ela conseguiu fugir e atravessou a nado o largo rio Canoas para se encontrar com Garibaldi na cidade de Vacaria.
Em 1842, os dois se casaram no Uruguai. Em seguida, já com um filho, mudaram-se para a Itália, onde Anita lutou ao lado do marido pela unificação do país. Em episódios como a batalha do Gianicolo, deu novas demonstrações de bravura.
Durante a fuga de Roma, Anita vestiu-se de soldado para enganar as milícias. Depois, adoeceu em Orvieto e faleceu a caminho da Suíça, na cidade de Ravenna, em 04 de agosto de 1849. Ao encontrarem seu corpo enterrado na areia, surgiu a suspeita de que Garibaldi a matara. Supostamente Anita, cansada e doente, estaria atrasando a fuga de Garibaldi. Entre deixá-la para os perseguidores ou acabar com sua vida, ele teria preferido matá-la. Essa versão, porém, foi desmentida e, hoje, sabe-se que Garibaldi permaneceu ao lado de Anita até o último momento.
Explicação:
Espero ter ajudado :)