• Matéria: História
  • Autor: dantasc2
  • Perguntado 8 anos atrás

Com o surgimento da Escola dos Annales, no final da década de 1920, os eventos humanos passaram a ser compreendidos de uma nova maneira. Os princípios da progressividade, da linearidade e da irreversibilidade, recorrentes na concepção de tempo histórico demonstrado pela Escola Positivista, foram substituídos pela simultaneidade


dantasc2: Com o surgimento da Escola dos Annales, no final da década de 1920, os eventos humanos passaram a ser
compreendidos de uma nova maneira. Os princípios da progressividade, da linearidade e da
irreversibilidade, recorrentes na concepção de tempo histórico demonstrado pela Escola Positivista, foram
substituídos pela simultaneidade

Respostas

respondido por: gbrufiniot5bur
31

A Escola Positivista se baseava em informações comprovadas. No caso da história, esse status de credibilidade se devia à oficialidade da informação, ou seja, documentos oficiais. Assim, as fontes só seriam aceitas se fossem documentos (escritos) oficiais (órgãos do Estado ou reconhecidos).

 

Esse método colaborou muito com a questão metodológica da produção histórica vide que criou uma definição entre História e o que no passado do Brasil seria Estória. Uma baseada em fatos reais e a outra podendo ser irreal.

 

A grande questão é que não havia a problematização das fontes nem quanto a que historia essa historia estaria escrevendo?

 

Marc Bloch criticava essa visão de História que enaltecia o passado, que o idolatrava e que deveria ser assegurado do tempo presente e dos contextos.

 

Ao propor uma nova escola histórica, uma nova leitura, Marc Bloch se preocupava com o mundo que vivia, um mundo recém saído de uma 1ª Guerra e que estava caindo numa 2ª, então a historia deveria ser escrita para esse mundo. Com finalidade, objetivo e do seu jeito, já que o passado é inalcançável, no maximo poderíamos toca-lo com a nossa maneira contemporânea de olhar. A história esta sempre ligada ao seu presente.

 

March Bloch, Henri Lefebvre e toda escola dos annales defendiam uma Historia problema, que problematizasse seu mundo, afinal, o oficio do historiador esta sempre ligado ao mundo que pertence, que busca entender. O passado sempre seria tocado a partir do tempo presente.

Perguntas similares