De acordo com os autores Wood e Picarelli (2004), a utilização de instrumentos como descrições de cargos, organogramas e planos de cargos e salários permite a muitas empresas atingir um patamar mínimo de estruturação na gestão de seus recursos humanos. Entretanto, não se mostra suficiente quando se pensa em direcionamento estratégico da empresa. Este texto permite distinguir novos modelos estratégicos de modelos tradicionais de gestão de pessoas, associando-os aos contextos e às características das organizações. Assinale a alternativa que apresenta características que se revelam verdadeiras ao se considerar a gestão estratégica de pessoas: A estrutura organizacional apresenta muitos níveis hierárquicos, e não deve existir um sistema de gestão de carreiras.
b)
O processo decisório baseia-se somente na descrição de papéis e de responsabilidades rigorosamente observadas no dia a dia da organização.
c)
O planejamento estratégico é realizado pela cúpula dirigente, com o apoio de um grupo de especialistas de alto nível lotados no departamento de planejamento da matriz, produzindo diretrizes e objetivos desvinculados das demais áreas.
d)
O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Gestores e colaboradores têm acesso aos seus dirigentes.
e)
As descrições de responsabilidades e de atribuições são estabelecidas de maneira genérica e descontextualizada, ao lado dos padrões de serviços, sem conexão com o planejamento estratégico.
Respostas
respondido por:
5
Alternativa D. - O estilo e a cultura gerenciais privilegiam proximidade e compartilhamento de informações e de pontos de vista. Nesse contexto, as pessoas têm acesso franqueado aos dirigentes.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás