Os acidentes de trabalho ocasionados por materiais perfurocortantes entre trabalhadores da área da saúde são frequentes, devido à constante manipulação, principalmente de agulhas. Estes representam prejuízos aos trabalhadores e às instituições, principalmente em casos de infecção de doenças como HIV e hepatite, oferecendo riscos à saúde física e mental dos trabalhadores.
Em relação ao contato com a pele, para que a contaminação ocorra em um acidente como este, o material contaminado precisa entrar em contato com:
Respostas
Olá!!
Vi que faltou às alternativas, mas creio que se refere a essas:
a. A hipoderme do profissional acidentado, que é a camada superior da pele, onde o patógeno penetrará.
b. Qualquer camada da pele, uma vez que a transmissão de vírus do HIV independe do contato com a corrente sanguínea.
c. A epiderme do profissional acidentado, onde se encontram os vasos sanguíneos que farão a rápida disseminação do vírus.
d. A derme do profissional acidentado, que é a camada da pele onde se encontram os vasos sanguíneos que serão importantes na rápida infecção do vírus ou patógeno.
e. A epiderme do profissional acidentado, que permitirá que o vírus ou o patógeno penetre pelos poros de transpiração.
RESOLUÇÃO
ALTERNATIVA CORRETA LETRA D.
A derme também chamada de cório é uma das camadas da pele que está localizada entre a epiderme e a hipoderme, e é basicamente formada por tecido conjuntivo. De todas, a derme é a camada mais espessa. É uma região altamente vascularizada e por isso é a camada responsável pela nutrição e oxigenação da epiderme.
Por conta dessa alta vascularização, se um patógeno entra em contato diretamente neste local haverá uma rápida distribuição e infeção através da corrente sanguínea gerando assim a contaminação do indivíduo.
Espero ter ajudado!!
Resposta:
A derme do profissional acidentado, que é a camada da pele onde se encontram os vasos sanguíneos que serão importantes na rápida infecção do vírus ou patógeno. Correto