• Matéria: História
  • Autor: Gatex
  • Perguntado 8 anos atrás

Por que a Etiópia, um país da África oriental, localizado no sul do Egito, foi importante para o fascismo italiano

Respostas

respondido por: diegolomax18ouuz77
9
Em 1884, o Reino Unido arrastou o imperador etíope Yohannes IV para um conflito contra os fanáticos mahdistas do Sudão. Em troca, os ingleses reconheceriam a soberania etíope sobre o litoral. Estes não cumpriram a promessa - em vez disso estimularam os italianos a colonizar a costa, para fazer frente a seus adversários franceses, que dominavam a Somália. Em 10 de março de 1889, Yohannes morreria na Batalha de Matama. Seus inimigos mahdistas desfilaram com sua cabeça numa lança pelas ruas da capital, Omdurman.
 Menelik II, rei de Shewa, vassalo de Yohannes e seu sucessor natural incluiu o apoio da Itália: em troca de reconhecimento e armas, em 2 de maio ele assinaria o Tratado de Wuchale, que concedia toda a costa aos italianos.Em 1893, declarou que o tratado não tinha validade.
Desencadeando um conflito balístico no qual a então "Eritreia" fora ganhadora...massacrando na noite de 1º de março de 1896, 18 mil italianos e acarretando um imenso vexame para a Itália que em 23 de Outubro firmou o Tratado de Addis-Abeba dando fim à guerra e reconhecendo a soberania etíope. O que não evitou a Segunda Guerra Ítalo-Etíope. Com a volta de Mussolini por reconhecimento de glória.

Perguntas similares