Questão 5/5 - Aprendizagem Organizacional, Competências e Gestão do Conhecimento
Leia o texto:
Vivemos em um cenário volátil, no qual o conhecimento se altera em uma velocidade própria do século XXI - a era do conhecimento.  Um dos desafios para as pessoas está em como orientar o seu desenvolvimento de forma que faça sentido para a trajetória profissional que busca trilhar.
 
Desenvolvimento implicar em a pessoa estar preparada para atuar em ambientes mais complexos. Porém, como comenta Dutra (2002), a pessoa precisa ter um direcionamento para o desenvolvimento que vai buscar em sua vida profissional.


Com base o texto acima, leia o caso a seguir:
Maria é um jovem de 21 anos, sua mãe é professora de ensino fundamental de uma escola da prefeitura, aprovada em concurso público e o seu pai trabalha como eletricista autônomo. Maria trabalha em uma loja que vende artigos de surf, o sonho de Maria é ser surfista e morar em uma praia, mas seus pais dizem que "isto não dá futuro". A mãe quer que ela seja professora, o pai quer que ela trabalhe registrada. Uma amiga de Maria pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis, convida Maria para fazerem juntas. Caso fosse para fazer faculdade, Maria faria ou Gestão de RH ou Psicologia ou Marketing, porque, além do surf, gosta muito de falar com pessoas e não gosta de cálculos. Seus pais não têm dinheiro para pagar sua faculdade, Maria tem que trabalhar. Em razão da comodidade de ir com a amiga de carona, Maria decide fazer Ciências Contábeis.
Relacionando o texto acima com o caso de Maria, analise os itens a seguir e identifique aqueles que se mostram corretos.
I - Maria fez uma decisão adequada, fazer o curso de Ciências Contábeis é o mais fácil para o momento, em razão de sua carona, além propiciar o emprego seguro e até ser professora, sonhos dos pais de Maria para com ela.
II - Maria está com dificuldade para reconhecer seus talentos, ou seja, os seus pontos fortes, aquelas atividades que pratica habitualmente e que faz bem. Ao reconhecer seus talentos poderia fazer uma escolha mais acertada.
III - Maria precisaria compreender que se desenvolver implica em romper padrões estabelecidos para adotar outras formas de olhar para seus talentos. Maria está respondendo ao meio e não está olhando para ela.
IV - Maria poderia passar por um processo de coaching, no qual aprenderia a cuidar de seu desenvolvimento profissional e  assumir a responsabilidade por sua evolução profissional
V- No coaching, Maria teria condições de buscar o que é importante para a sua evolução, além de mapear as suas competências e avaliar a aderência de sua escolha profissional com suas competências.

A
I; II.

B
IV; V.

C
III; IV.

D
II; III; IV; V.

E
I; II; IV; V.

Respostas

respondido por: ZZZ84
13
Resposta certa letra D, finalizei com 100.

andrezash52: Alternativa D correta!
racrorose: Também acho que é a D... obrigada!
jaquelinenunes1: letra d
drygosouza: é impressão minha ou algumas respostas das apol vem com a cor da resposta em uma tonalidade diferente?
drygosouza: digo que tem apol que faço que a resposta possui uma tonalidade diferente das outras. Kkkkk
jaquelinenunes1: ACONTECE ISSO SIM. ATÉ NAS MINHAS PROVAS NA FACULDADE ACONTECE
racrorose: Comigo também veio e era a resposta correta!
respondido por: magnushipnose
6

Resposta:

Letra D - Respondi a APOL e fiz 100%

Explicação:

I - Falsa: Ela está indo de encontro a seus talentos e seus sonhos. Completamente errado.

II - Verdadeiro: Se Maria reconhecesse os próprios talentos, ela não faria a escolha que fez.

III - Verdadeiro: Essa alternativa ratifica e complementa a II.  

IV - Verdadeiro: Através do Coaching percebemos que devemos sempre estar do lado da Causa. Ou seja, assumir assim nossa responsabilidade pelo nosso próprio desenvolvimento.

V - Verdadeiro: Através de ferramentas presentes no Coaching podemos mapear competências do Coachee e fazer uma co-relação entre competências e escolhas profissionais.  

Perguntas similares