Respostas
respondido por:
24
O sistema excretor dos répteis apresenta rins do tipo metanéfros (abdominal), órgãos especializados na filtração do sangue, dos quais partem um par de ureteres que desembocam na cloaca, à qual se liga uma bexiga urinária. A eliminação dos resíduos metabólicos é feita por um mecanismo que substitui a produção de amoníaco ou de uréia pela de ácido úrico. Uma pequena mudança na acidez faz com que o ácido úrico se cristalize na cloaca, onde a água livre pode ser reabsorvida e usada novamente. Os excretas semi-sólidos são eliminados como uma pasta branca juntamente com as fezes. Isto é válido para a maioria dos répteis que, vivendo em ambientes secos, têm de aproveitar toda a água corpórea disponível. Isso já não acontece com os quelônios aquáticos (tartarugas), em que a uréia é o principal resíduo nitrogenado.
respondido por:
3
Acerca do sistema excretor dos répteis, podemos fazer as seguintes considerações, acompanhe:
- os répteis apresentam rins do tipo metanefros,
- os órgãos do sistema excretor dos répteis são especializados na filtração do sangue,
- um par de ureteres desembocam na cloaca, que por sua vez se liga bexiga urinária.
- eliminação dos resíduos metabólicos dos répteis é feita de modo a substituir a produção de amoníaco ou de uréia pela de ácido úrico.
- No sistema excretor dos répteis, mudanças na acidez faz com que o ácido úrico se cristalize na cloaca, e assim a água livre pode ser absorvida e reusada.
- Os excretas semi-sólidos dos répteis são eliminados em forma de pasta branca juntamente com as fezes.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/1354179
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás