Diversos países ricos apresentam baixa taxa de crescimento vegetativo ou, em alguns casos taxa negativa. Nesses casos, geralmente eles procuram desenvolver políticas para estimular as familias a terem mais filhos. Ao mesmo tempo essas nações exigem, direta ou indiretamente, que os países pobres implantem programas de controle de natalidade, segundo as ideias dos neomalthusainos.
a)Há contradição e outros interesses nessa posição dos países ricos? Explique.
(8 linhas)
b)Quanto às regiões pobres do mundo que ainda apresentam taxas de crescimento vegetativo elevadas, você é favorável á imposiçao de um controle de natalidade ou ao desenvolvimento de políticas sociais democráticas que possibilitem ás famílias gradativamente elaborarem e colocarem em prática no seu cotidiano o planejamento familiar? Argumente sobre sua posição
(8 linha)
Respostas
Boa tarde,
A) Os países que possuem baixa taxa de crescimento, como o Japão, possuem políticas de incentivo a que as pessoas tenham mais filhos. Entretanto há um grande incentivo para que países em subdesenvolvidos e em desenvolvimento diminuam suas taxas de natalidade. Dessa forma, existe uma grande contradição nesse argumento, pois o objetivo do controle de natalidade nesses países é com o objetivo de evitar maior migração para países desenvolvidos, enquanto esses países necessitam de pessoas.
B) As imposições de maior educação sexual nos países com altas taxas de crescimento vegetativo são importantes para o controle de natalidade, sendo favorável para a população ter menos filhos e melhores condições para criarem seus filhos, ao invés de ter muitos filhos.