Me ajudem é pra manhã pelo amor de Deus por favor.
respostas resumidas por favor.
OS GNOMOS E O SAPATEIRO
Era uma vez um sapateiro tão pobre, tão pobre, que só lhe restava couro para um único par de sapatos. Certa noite, quando ia começar a fazê-lo, sentiu-se cansado. Apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte.
De manhã, quando voltou para a mesa de sua oficina, encontrou o par de sapatos prontinho. Apanhou cada um dos sapatos e examinou-os, tentando descobrir quem os havia confeccionado, mas não conseguiu: era um verdadeiro mistério. Intrigava-o ainda mais o fato de que aquele par de sapatos era o mais perfeito que ele já tinha visto.
O sapateiro ainda estava parado, pensando, com o par de sapatos na mão, quando um freguês entrou em sua oficina. O homem apaixonou-se pelos sapatos e fez questão de comprá-los imediatamente. Peter, o sapateiro, não desejava vende-los; queria primeiro descobrir como haviam aparecido em sua mesa. Mas o freguês lhe ofereceu tanto dinheiro pelos sapatos que ele terminou concordando em vendê-los.
Peter usou o dinheiro para comprar mais couro. À noite, cortou o material e foi se deitar.
No dia seguinte, aconteceu a mesma coisa: os sapatos apareceram prontos e em seguida veio um freguês que os comprou por um preço altíssimo.
E, assim, os dias se passavam e o sapateiro se tornava cada vez mais rico. Até que Heidi, sua mulher, sugeriu:
─ Precisamos descobrir o que está acontecendo! Em vez de ir dormir, vamos nos esconder atrás da porta e espiar.
À meia-noite em ponto surgiram dois graciosos gnomos, completamente nus. Sentaram-se na mesa de Peter com tanta rapidez que ele e sua mulher não conseguiam enxergar os movimentos de suas mãos.
Heidi ficou encantada com os gnomos:
─ Eles nos ajudaram, agora estamos ricos! ─ disse. ─ Mas os dois homenzinhos estão com frio! Isso não é justo! Vou costurar roupinhas lindas para eles.
E assim o fizeram. Naquela noite colocaram as roupinhas ao lado do couro, e se esconderam. Os homenzinhos adoraram o presente.
Desse dia em diante, os dois gnomos nunca mais voltaram, mas mesmo assim Peter, Heidi e os filhos viveram felizes para sempre.
contos de Grimm: Jacob e Wilhelm Grimm.
1) a) O que a ação de Heidi e o sapateiro no final da história revelam sobre o caráter deles justifique
2) " (Era uma vez) um sapateiro tão pobre tão pobre que só
lhe restava couro para um único par de sapatos. (Certa noite) quando ia começar a fazê-lo sentir-se cansado apenas recortou uma tira de couro e deixou para terminar o serviço no dia seguinte.
a) O que as expressões destacadas em parênteses indicam sobre o tempo em em que ocorreram os fatos?
3. No conto que você leu como as personagens são apresentadas ao leitor ? ( Elas têm nome? o que isso revela sobre a caracterização das personagens de acordo com que estudamos sobre os contos populares?)
4) Que fato acontece no conto que modifica o rumo da história?
5) Leia com atenção a tirinha da imagem:
a) Que recursos visuais foram usados para expressar o que Malfada sente no segundo quadrinho ?
b) Que sentido os diferentes tipos de letras acrescentam ao texto?
Respostas
2) Ações que indicam passado.
3) Revela que os nomes são apenas uma pequena parte da história, o que mais se destaca nesse conto são as características de cada personagem.
4) O fato dos gnomos virem toda noite confeccionar as roupas de couro para o sapateiro com o tecido que se tinha, roupas essas de grande qualidade.
5)
a) Os olhos fechados revelando que ela esteja feliz e a língua revelando que ela esteja satisfeita com o caramelo
b) As letras em negrito foram usadas para dar mais ênfase as palavras
01. A ação de Heidi e o sapateiro no final da história revelam sobre o caráter deles que são pessoas boas e gratas, pois ficarem felizes com o que tinham e quiseram retribuir os gnomos. E mesmo que eles não tenham mais voltado, o casal continuou feliz.
02. As expressões "Era um vez" e "Certa noite" indicam que os fatos ocorreram no passado.
03. A maior parte dos personagens é apresentada sem a indicação de nome: pela profissão, pelo tipo de criatura...
Isso é comum nos contos populares, uma vez que neles os personagens não costumam receber nomes próprios.
04. O fato do sapateiro e sua esposa deixarem roupinhas para os gnomos mudou o rumo da história.
05.
a) Os recursos visuais utilizados para expressar o que Malfada sente no segundo quadrinho foram as ilustrações: a expressão de Mafalda e a mão na barriga indicam que ela gostou do caramelo.
b) As letras em negrito e em tamanho maior no terceiro quadrinho foram usadas para indicar que a personagem está gritando.
Já no último quadrinho as letras em negrito e em tamanho maior foram usadas para dar mais ênfase à fala do menino
Veja aqui outra questão de interpretação:
- https://brainly.com.br/tarefa/30308825
Bons estudos!