Respostas
Buenas tardes!
O exoesqueleto dos artrópodes é constituído de uma substancia orgânica denominada quitina, resistentes a ação de ácidos e de sucos digestivos.
Devido a presença do exoesqueleto, dessa verdadeira couraça rígida, para que o artrópode possa crescer é necessário que ele perca esse exoesqueleto e, depois do crescimento, construa um outro. A esse fenômeno denomina se muda ou ecdise.
Good luck to you!
A muda ou ecdise é o processo no qual os artrópodes mudam seu exoesqueleto. Para que a ecdise ocorra, é necessário que o exoesqueleto desprenda-se da epiderme e essa comece a produzir uma nova epicutícula.
Vamos entender mais detalhes sobre esse processo!
Ecdise
Os artrópodes apresentam a importante característica de possuírem um esqueleto que reveste a parte de fora do corpo, como uma carapaça, chamado de exoesqueleto.
O exoesqueleto desses seres vivos é rígido, pois é predominantemente composto de quitina. Por isso, quando os animais precisam crescer ao longo da vida, é necessário fazer algumas trocas desse exoesqueleto. Esse procedimento é conhecido como muda ou ecdise.
Nele, precursores enzimáticos inativos são produzidos na base do esqueleto. A epiderme desprende-se do esqueleto e começa a produzir uma nova epicutícula, enquanto as enzimas inativas são ativdas e começam a digerir a endocutícula. Como resultado, a epiderme forma uma nova pró-cutícula, abaixo da velha. Por isso, o artrópode passa algum período contendo dois exoesqueletos, um antigo, que será dispensado, e um novo, em formação e mais maleável.
veja mais sobre artrópodes aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51272827
#SPJ2