No Estado moderno, as finanças públicas não são somente recursos para garantir a cobertura das despesas governamentais, mas também, meios de intervenção na economia, ferramenta de pressão sobre a estrutura produtiva e mecanismos de modificação da distribuição de renda. Considerando que a função principal da atividade financeira é a de gerir e aplicar os recursos necessários para fazer funcionar a economia e as instituições públicas, considere as seguintes assertivas: I- Satisfação das demandas coletivas: Finanças públicas conjuga toda a ação do Estado para a satisfação das demandas coletivas e permite o estudo conveniente das oportunidades, possibilitando a adequação das ações. II - Finanças Positivas: Na classificação de finanças públicas, diz respeito ao estudo das regras e normas que o Estado deve subordinar-se para melhor atingir os seus fins. III - Finalidade do Estado: Finanças públicas antes era tida como simples provedora de recursos, agora se confunde com a própria finalidade do estado. IV - Finanças Normativas: Na classificação de finanças públicas, refere-se ao estudo que trata das finanças dentro da teoria da realidade, observando e explicando as uniformidades do comportamento do Estado. Avalie e escolha a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
26
Olá!
Para responder essa questão, vamos lembrar de alguns conceitos básicos sobre o tema.
Finanças Positivas –-> São finanças que estão de acordo com a teoria da realidade e se preocupa em observar e definir as conformidades do comportamento estatal.
Já as Finanças Normativas -–> Podem ser definidas como as finanças que ditam os regulamentos, as regras e as normas as quais o Estado deve seguir para que as metas e as finalidades sejam alcançadas da melhor forma. Ambas constituem a Política Financeira.
Assim apenas os itens I e III estão corretos.
respondido por:
11
Apenas I e III estão corretas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás