a tirinha é uma representação eurocêntrica da África, uma vez que os africanos são retratados como incapazes de resolver os próprios conflitos e precisam da ajuda do homem branco. aponte os elementos da imagem que justifiquem essa ideia
Respostas
Dentre outros elementos, as figuras de Tintim no Congo retratam o preconceito presente na mentalidade de sua época, o século XX. Tintim demonstra que é o homem branco quem deve conter os conflitos dos africanos, retratados como incapazes de raciocinar por si e fazer uma divisão justa do material que disputam. No último quadro os africanos aparecem agradecendo a ajuda do homem branco europeu, o que indica a permissividade destes indivíduos para com o imperialismo. Assim, a tirinha busca legitimar as terríveis ações europeias na África.
Abraços!
Justificam esta ideia a luta física entre os dois personagens africanos (representados de maneira estereotipada) pelo chapéu, a decisão "sábia" de Tintim (que é comparado ao Rei Salomão) e a devoção dos personagens africanos para com Tintim.
A luta física serve para representar os africanos como um povo bestializado, que não seria capaz de resolver de modo "civilizado" uma disputa jurídica, o que os põe em relação de inferioridade a Tintim, que aparta o conflito físico e o resolve por meio de uma norma jurídica: a divisão da propriedade entre ambos.
O diálogo final entre os africanos é apenas uma forma de reforçar, verbalmente, a mensagem que o quadrinho já havia transmitido por meio das imagens.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/4726527