• Matéria: História
  • Autor: uendel2
  • Perguntado 8 anos atrás

"A cidade contemporânea, apesar De grandes transformações, está mais próxima da cidade média do que esta última da cidade antiga" explique essa afirmação

Respostas

respondido por: PEREGR1N4
55
Essa passagem foi escrita pelo historiador Jacques Le Goff e ele compara a cidade medieval com a contemporânea, estabelecendo uma aproximação entre ambas. A característica da cidade medieval que permite tal relação é a valorização das atividades de produção e de trocas comerciais, alimentadas por uma economia monetária.

Espero ter ajudado!
respondido por: juscelino765
5

Resposta:

valorização das atividades de produção e de trocas comerciais, alimentadas por uma economia monetária.

Explicação:

Os habitantes dos burgos (burgueses), que eram principalmente comerciantes e artesãos, ascenderam socialmente como um grupo de homens que viviam nas cidades e não partilhavam de laços feudais. Nesse sentido, as cidades medievais valorizavam atividades e produção artesanal e trocas comerciais, ainda mais se considerarmos que, quando não independentes (comunas), as cidades que pagavam tributos a um determinado senhor feudal exigiam contrapartidas como a livre circulação de mercadorias. Portanto, a valorização do comércio e da produção em um ambiente de homens livres constituem aspectos mais próximos das cidades contemporâneas do que das cidades antigas, conforme sugere o historiador Le Goff.

Perguntas similares