Respostas
Uma alavanca é considerada interpotente quando a força potente se localiza em algum lugar entre a força resistente e o ponto fixo.
Uma alavanca é considerada inter-resistente quando a força resistente se encontra em algum lugar entre a força potente e o ponto fixo.
Uma alavanca é considerada interfixa quando o ponto fixo ocupa um lugar qualquer entre a força potente e a força resistente.
;)
Resposta:
Esse tipo de objeto depende de três elementos: ponto de apoio, força resistente e força potente. O primeiro elemento, o ponto de apoio, é onde a alavanca se apoia; esse ponto não fica necessariamente no meio do objeto. O segundo elemento é o peso de um objeto no qual desejamos movimentar, normalmente em força contrária. Por fim, o terceiro elemento é a força potente, onde exercemos uma força para mover o objeto que exerce a força resistente.
Dado os elementos básicos que constituem uma alavanca, temos também os tipos de alavanca, que assim como seus elementos estão em três categorias:
– inter-fixa: onde o ponto de apoio fica entre a força potente e resistente. A gangorra e a tesoura são dois exemplos cotidianos dessa categoria.
– inter-resistente: onde a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio. O carrinho de mão é um exemplo para essa categoria.
– inter-potente: onde a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente. A pinça é um exemplo dessa categoria.
Explicação: espero ter ajudado!!
-FP – força potente, exercida com o objetivo de levantar, sustentar, equilibrar, etc.
-FR – força resistente, exercida pelo objeto que se quer levantar, sustentar, equilibrar, etc.