• Matéria: Pedagogia
  • Autor: matoscarolinea
  • Perguntado 8 anos atrás

“A necessidade de se apropriar da atividade intelectual e das técnicas refinadas de produção passou a compor o rol da divisão social do trabalho e, nesse sentido, a classe dominante passou a compreender a Educação como elemento fundamental para a manutenção da desigualdade social, uma vez que os conhecimentos científicos e tecnológicos passaram a ser compreendidos como cada vez mais necessários para o desenvolvimento do sistema produtivo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2017. Levando em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, no que se refere aos problemas que se instauram diante da nossa formação social desigual, impedindo mudanças estruturais, marque a alternativa correta na apresentação desses problemas: A O mimetismo caracterizado por uma colonização intelectual como dos organismos internacionais com seus intelectuais e técnicos; crescente endividamento externo e um abismo, cada vez mais, entre o poder do capital e do trabalho se revelando uma força de trabalho exorbitante na exploração do mundo. B Crescente desigualdade entre as classes populares em um país cada vez mais, atrasado e subdesenvolvido, uma formação restrita para atender as necessidades do mundo do trabalho formando o sujeito competente e o crescente endividamento externo. C Uma nação onde os seres humanos produzem sua existência de forma desigual, a permanência de um projeto societário que minimiza as condições reais de existência por meio da exploração, e o mimetismo, caracterizado pelo monopólio intelectual nacional. D Crescente endividamento externo e um abismo, cada vez mais, entre o poder do capital e do trabalho se revelando uma força de trabalho exorbitante na exploração do mundo, e o mimetismo caracterizado pelo monopólio intelectual nacional. E São problemas de ordem política e social decorrente de um projeto societário, que busca sua solidificação por meio da exploração do mundo provocando um crescente endividamento externo, de forma a manter o privilégio da classe popular.

Respostas

respondido por: Leticia140778
3
Alternativa C:

Instaurou-se no país uma educação voltada para a vida em sociedade. Desta forma, a educação continua reforçando as diferenças sociais existentes na sociedade e contribuindo para a existência de um processo exploratório.

A forma como a educação ocorre, continua colocando as classes mais baixas em piores empregos e muitas vezes essas são profissões que pagam muito pouco, porém querem muita produção. O meio social determina as atitudes e a valorização da educação.

Sem motivação para o estudo muitos se sujeitam a um pouco rendimento, aumentando as dividas pessoais e consequentemente as dividas do país.

As pessoas muitas vezes não tem acesso a educação, pois precisam trabalhar para ajudar a família e acabam não evoluindo. Como a cultura familiar influencia as atitudes dos integrantes, esses prosseguem com a cultura do trabalho exploratório e deixa a educação de lado afim de sobreviver.
Perguntas similares