Respostas
Entre essas regiões ficam localizadas algumas depressões, cuja altitude varia entre os 200 e os 500 metros, estás compõe o sertão, região de clima semi-árido. A faixa de planície costeira é muito estreita na Bahia, porém fica mais extensa próxima à foz de alguns rios, como o São Francisco e o Paraguaçu. De Pernambuco ao Ceará a largura média da planície costeira é de aproximadamente 50 km. No Maranhão e Piauí, entretanto, a planície costeira ocupa quase um terço da superfície destes estados.
A maior parte da região do Nordeste localiza-se em um extenso planalto antigo marcado por erosão. O relevo da região é caracterizado por planaltos, planícies e depressões. Ao longo do território são identificadas diversas altitudes, entretanto, grande parte da região é constituída por uma topografia plana. Existem dois antigos e extensos planaltos aplainados pela erosão, a Borborema e a bacia do rio Parnaíba. Há também algumas áreas altas e planas que formam as chapadas, como a Diamantina, onde se localiza o ponto mais elevado da região, o Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude. Na Bahia, no Araripe, nas divisas entre os Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e na Paraíba, também há importantes chapadas.
Entre essas regiões ficam localizadas algumas depressões, cuja altitude varia entre os 200 e os 500 metros, estás compõe o sertão, região de clima semi-árido. A faixa de planície costeira é muito estreita na Bahia, porém fica mais extensa próxima à foz de alguns rios, como o São Francisco e o Paraguaçu. De Pernambuco ao Ceará a largura média da planície costeira é de aproximadamente 50 km. No Maranhão e Piauí, entretanto, a planície costeira ocupa quase um terço da superfície destes estados