Respostas
Energia eólica ( Energia do vento)
O rotor eólico
São constituídos por três pás espaçadas, defasadas em 120º, assim possuem maior desenvolvimento aerodinâmico. O movimentos das pás deslocam massas de ar e causam o funcionamento do rotor. Quanto maior o número de pás, menor o desenvolvimento do rotor. Nesses casos, são necessárias caixas multiplicadoras.
O sistema de transmissão
Engloba o eixo e a caixa multiplicadora, com a finalidade de transmitir a energia mecânica do rotor para o gerador. Geralmente, a caixa de transmissão fica entre o gerador e o rotor eólico.
Gerador eólico
A transformação da energia mecânica de rotação em energia elétrica, por meio de equipamentos de conversão eletromecânica, é um problema tecnologicamente dominado e, portanto, encontram-se vários fabricantes de geradores disponíveis no mercado.
Mas existem alguns problemas na integração dos geradores, como variação na velocidade do vento, no torque de entrada, entre outros.
Mecanismo de controle
Destinam-se à orientação do rotor. Podem ser mecânicos, aerodinâmicos ou eletrônicos. Controlam o torque para proteger os sistemas em danos físicos e mecânicos.
Os elementos de sustentação
Os aerogeradores são instalados em níveis acima do solo, precisando, por isso, de elementos para sustentação. Quando o sistema for de pequeno porte, utilizam-se mastros de ferro galvanizado. Nos maiores, são utilizadas geralmente torres treliçadas.
Os demais acessórios
- Condutores;
- Baterias;
- Fusíveis;
- Controladores de carga;
- Inversor
- Curvas de desempenho.