• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

1-Nesse cartum, uma critica à situação de pessoas como Rango, um anti-herói esfomeado, que vive com seu filho em um lixão, é construída a partir da expressão ‘’CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS’’. Em qual dos sentidos apresentados a seguir o substantivo ‘’CONJUGAÇÃO’’ é empregado? Por quê?

A- A maneira como Rango responde à pergunta do filho, porém, remete ao outro significado. Por quê?

B- Essa referência ao outro significado pode ser percebida pela utilização, por Rango, de alguns termos. Que termos são esses?

C- Os termos utilizados por Rango se referem às pessoas envolvidas numa situação de interlocução. Que pessoas são essas e que papéis exercem na interlocução?

D- Essa característica de identificar os seres em relação a quem fala é semelhante à função de nomear os seres exercida pelos substantivos. Explique por que, apesar disso, é possível perceber que os termos empregados por Rango não são substantivos.

2- Qual a importância da escolha dos termos nós, vós e eles para ilustrar a visão crítica apresentada pelo cartunista?

3- Considerando suas respostas anteriores, que sentido devemos atribuir à expressão ‘’CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS’’ com base na explicação dada por Rango?

Anexos:

Respostas

respondido por: JuarezJr
223
Olá.

1) CONJUGAÇÃO foi empregado no sentido de unir (-se), juntar (-se), ligar (-se) harmonicamente a ou com (algo ou alguém, misturar (-se), combinar (-se). Porque "esforços" não é verbo, mas substantivo, logo não poderia ser conjugado (flexionado).

a) Porque ele utiliza pronomes pessoais ordenadamente, assim como se faz quando se conjuga um verbo.

b) eu, tu, ele, nós, vós, eles.

c) Ele, o próprio Rango, que exerce o papel de emissor, pois está falando e seu filho, seus companheiros e as pessoas de fora (do lixão), que exercem papel de receptor.

d) Porque esses termos identificam os seres em relação a quem fala, ou seja, indicam a posição que esses seres ocupam como pessoas no discurso. Na verdade, são pronomes.

2) Para demarcar a separação entre aqueles que estão no lixão (pai e filho - nós/ os outros moradores - vós) e aqueles que estão fora dele (eles).

3) Devemos entender CONJUGAÇÃO DE ESFORÇOS não como união com o objetivo de cooperação, ajuda mútua, mas como uma associação em que os esforços não têm objetivo em comum. Enquanto, de um lado, há um esforço dos moradores do lixão para sair dele, as pessoas lá fora parecem não se importar, não cooperam para isso.


Bons estudos!
respondido por: jalves26
101

1. O substantivo conjugação foi empregado com o sentido 2. reunião, ligação, junção. Porque "esforços" é substantivo, e não verbo; logo, entende-se que sentido 5 não é o adequado.

a. A maneira como Rango responde à pergunta do filho remete ao significado 5. conjunto das formas de um verbo, porque o pai fala na sequência: "eu, tu, ele, nós, vós, eles", como se faz quando se conjuga um verbo.

b. Os termos são os pronomes pessoais: "eu, tu, ele, nós, vós, eles".

c. Essas pessoas são as pessoas gramaticais ou pessoas do discurso, e exercem papel de indicar a posição do ser no discurso (emissor ou ouvinte).

d. É possível perceber que os termos empregados por Rango não são substantivos, porque não são nomes, ou seja, não identificam especificamente o ser referido. Na verdade são pronomes.

2. A escolha dos termos nós e eles é importante para ilustrar a separação entre a classe mais pobre, que habita as favelas (nós) e a classe mais rica, que habita os grandes centros urbanos (eles).

3. Com base na explicação dada por Rango, devemos entender "conjugação de esforços" como uma união de todas as pessoas para atingir um bem comum.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/8417671

Anexos:
Perguntas similares