quais historiadores contribuíram para a criação do mito do herói bandeirantes? que argumentos eles utilizaram para transformar os bandeirantes em herois
Respostas
Boa tarde,
Os historiadores Paulo Setúbal e Belmonte, pseudônimo de Benedito Bastos Barreto contribuíram para a criação do mito do herói bandeirantes com as "A Bandeira de Fernão Dias", romance publicado pela primeira vez em 1928 escrito por Setúbal e o livro escrito e ilustrado por Belmonte "No Tempo dos Bandeirantes” em 1940. Eles buscaram dar maior ênfase a cultura paulistana com as elites paulistas difundindo uma história idealizada, segundo a qual, as raízes desse progresso já existiam na época dos bandeirantes.
Os membros da aristocracia do café seriam os descendentes diretos dos "heroicos bandeirantes". Retratando os bandeirantes com uma realidade bastante diferente, pois o retratavam eles com calçados com botas de montar, vestidos com calções de veludo e casacas de couro almofadado. Enquanto na realidade a maioria dos bandeirantes andava descalça e com roupas muito simples.
Resposta:
Taunay e Alfredo Ellis Jr.Eles consideraram os bandeirantes como responsáveis pela atual dimensão territorial do Brasil.Oliveira Viana, por sua vez, descreveu-os como homens instruídos e acostumados ao luxo.