Respostas
No plano econômico, o renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre Ocidente e Oriente, configurando-se como principal fator do renascimento cultural.
No piano social, a urbanização gerava as condições de uma nova cultura, sendo as cidades o pólo de irradiação do Renascimento. A ascensão social e econômica da burguesia propiciava apoio e financiamento ao desenvolvimento da nova cultura,
No plano intelectual, a retomada dos estudos das obras clássicas greco-romanas foi de grande importância. Isso foi possível graças aos mosteiros medievais, que preservaram em suas bibliotecas muitas dessas obras, protegendo-as da destruição pelos bárbaros no período das invasões
O Renascimento definida (“Novo Nascimento”), usado em sentido estrito, o que significa que o novo entusiasmo pela literatura clássica, aprendizado e arte que surgiu na Itália no fim da Idade Média, e que durante o curso dos séculos XV e XVI deu uma nova cultura para a Europa.
Para muitos escritores, o termo é empregado em um sentido ainda mais estreito do que este, sendo utilizado para designar apenas o renascimento da arte clássica; mas esta é para depreciar a fase mais importante de um desenvolvimento multifacetado. O Renascimento foi essencialmente um movimento intelectual.
É esta qualidade intelectual que lhe confere um lugar tão grande na história universal.
Usando a palavra em um sentido um pouco mais amplo, podemos definir aRenascença como a reentrada no mundo secular, questionador, espírito auto-suficientes que caracterizou a vida e a cultura da antiguidade clássica. Isto é simplesmente dizer que sob a influência do renascimento intelectual dos homens da Europa Ocidental chegou a pensar e sentir, olhar para a vida e o mundo exterior, assim como os homens da Grécia e Roma antigas; e isso novamente é simplesmente dizer que eles deixaram de pensar e sentir como os homens medievais e começaram a pensar e sentir como os homens modernos.