Fale sobre a chegada de imigrantes na região Sul
Respostas
O crescimento da população do sul, continuou depois da chegada dos imigrantes europeus que se estabeleceram em colônias. Sendo uma região fortemente influenciada pela cultura alemã e italiana, há marcas na arquitetura, nas tradições e nos costumes, nos hábitos alimentares, no idioma e outras características provenientes da imigração do século XIX. A ocupação do imigrantes nos estados não foram iguais, devido as condições diferenciadas do relevo e da vegetação, além disso, as primeiras colônias passaram por tempos difíceis de adaptação. Mas, trouxeram, para o país, a atividade agrícola realizada pelos membros da família. No século XX, houve a oportunidade de ocupar outras áreas, por meio da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, e passava pelo Paraná e Santa Catarina.
Os imigrantes alemães se instalaram e também deram origem a cidades importantes de Santa Catarina, tais como Pomodore, Blumenau, Itajaí, Brusque e Joinville. Já no Rio Grande do Sul, ocuparam cidades como São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Os italianos também fizeram parte da fundação da região, construindo cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, por exemplo.
Além deles, outros grupos de imigrantes como ucranianos, poloneses, russos e japoneses ocuparam algumas partes do estado do Paraná, além dos paulistas, mineiros e nordestinos, que encontraram ótimas terras para a cafeicultura.
Resposta:
Os primeiros imigrantes vieram dos Açores. Após a imigração açoriana em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, ocorreu a chegada em principal de imigrantes da Alemanha (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul) e da Itália. Demais agrupamentos buscavam a região para passar a sua vida.
Explicação: espero ter ajudado