Respostas
respondido por:
11
2014-10-27T18:09:34-02:00
A revolução de 1930 foi um movimento liderado pelas elites políticas dos estados Rio grande do sul, Minas Gerais e Paraíba motivados pela insatisfação do resultados das eleições da época, e que culminou com um golpe de estado destituindo o então presidente do Brasil Washington Luís, e impedindo que o seu sucessor, Júlio Prestes, chegasse ao poder.
No contexto histórico da época podemos notar os acontecimentos que ajudaram essa revolta, tais como a quebra da bolsa de Nova York em 1929, que acabou gerando o fim da politica do café com leite e consequentemente gerando conflitos políticos entre Minas gerais e São paulo.
Nas eleições presidenciais de 1930, Minas Gerais teria a vez de indicar o seu candidato à presidência. Porém, os paulistas indicaram o nome de Júlio prestes na corrida eleitoral. O candidato paulista acabou vencendo a eleição, mas tendo indícios de fraudes durante o pleito, fato que gerou insatisfação das elites de Rio Grande do sul, Minas gerais e Paraiba que se juntaram e deram início ao golpe de estado, que acabou impossibilitando a posse de Júlio Prestes a presidência. Essa revolta deu fim ao domínio das oligarquias e república velha.
LuLunardi:
Que fatores contribuiram para a eclosão da revolução?
respondido por:
6
Entre os fatores que contribuíram para a Revolução de 1930 foi a não aceitação da política de controle da presidência mantida pelo estado de São Paulo, que diante da possibilidade de uma derrota presidencial, os oligárquicos de SP realizaram fraudes nas eleições.
Isso revoltou parte das lideranças nacionais, e nesse sentido, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e da Paraíba se uniram e colocaram Getúlio Vargas no poder - no evento conhecido como a Revolução de 30.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás