• Matéria: História
  • Autor: gabriellimacoz
  • Perguntado 8 anos atrás

4ª QUESTÃO
Benjamin Franklin foi um estadista, filósofo e um dos principais articuladores do movimento que obteve a Independência das 13 Colônias da América do Norte em face da Inglaterra, no final do século XVIII. Em sua autobiografia, ele deixou registrados 13 princípios que podem ser considerados como a essência de sua vida.


1. Temperança – Não coma até o embotamento; não beba até a exaltação; 2. Silêncio – Não fale sem proveito para os outros ou para si mesmo; evite a conversação fútil; 3. Ordem – Tenha um lugar para cada coisa; que cada parte do trabalho tenha seu tempo certo; 4. Resolução – Resolva executar aquilo que deve; execute sem falta o que resolve; 5. Frugalidade – Não faça despesa sem proveito para os outros ou para si mesmo; ou seja, nada desperdice; 6. Diligência – Não perca tempo; esteja sempre ocupado em algo útil; dispense toda atividade desnecessária; 7. Sinceridade – Não use de artifícios enganosos; pense de maneira reta e justa e, quando falar, fale de acordo; 8. Justiça – A ninguém prejudique por mau juízo, ou pela omissão de benefícios que são dever. 9. Moderação – Evite extremos; não nutra ressentimentos por injúrias recebidas tanto quanto julga que a merecem; 10. Asseio – Não tolere falta de asseio no corpo, no vesturário, ou na habitação; 11. Tranquilidade – Não se perturbe por coisas triviais, acidentes comuns ou inevitáveis; 12. Castidade – Evite a prática sexual sem ser para a saúde, ou para a procriação; nunca chegue ao abuso que o enfraqueça, nem prejudique a reputação de outrem; 13. Humildade – Imite a Jesus e a Sócrates.

​FRANKLIN, Benjamin. Autobiografia. 1706-1790. São Paulo: Ibrasa, 1963, p. 79. (Coleção Clássicos da Democracia).
Max Weber foi um dos pensadores que analisou de forma bastante profunda os princípios contidos no que podemos chamar de filosofia de Benjamin Franklin. Em sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber lançou mão dos argumentos de Franklin para explicar a relação entre o protestantismo e a mentalidade capitalista moderna. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS



O capitalismo foi importante por dissociar religião de trabalho.



Benjamin Franklin acreditava que a sobriedade era negativa ao capitalismo.



A mentalidade protestante foi nociva ao capitalismo por pregar a gastança desmedida.



O princípio da sobriedade é o que podemos considerar como um dos pilares da ética protestante.



O protestantismo de Franklin não contribuiu com a tese de Weber sobre a mentalidade capitalista.

Respostas

respondido por: flavynhaestrela
13
O princípio da sobriedade é o que podemos considerar como um dos pilares da ética protestante. LETRA D

wagnerpedro135: Qual a pagina?
JoaoPauloAlvesFilho: esta certa
realtonerpr: Concordo Letra "D"
gabriellimacoz: sim letra D
Perguntas similares