• Matéria: História
  • Autor: gabriellimacoz
  • Perguntado 8 anos atrás

8ª QUESTÃO
Leia atentamente a reportagem abaixo:

TRABALHADOR BRASILEIRO TEM A MENOR PRODUTIVIDADE ENTRE 12 PAÍSES

A produtividade média do trabalhador brasileiro por hora de trabalho de 2002 a 2012 foi a menor entre 12 economias - divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em pesquisa nesta segunda-feira, 23. O Brasil ficou na lanterna do grupo formado por Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos, entre outros países. Os sul-coreanos lideram o ranking com média anual de competitividade com crescimento de 6,7% entre 2002 e 2012. Em seguida aparecem Taiwan (6,0%), Cingapura (4,4%), Estados Unidos (4,4%), Japão (3,1%), Espanha (3,1%), Alemanha (2,9%), França (2,2%), Austrália (1,3%), Canadá (1,1%), Itália (0,8%) e Brasil (0,6%).

Adaptado de: . Acesso em: 31 jul. 2017.


Niall Ferguson, ao analisar a obra de Max Weber, a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, concluiu que, embora o protestantismo tenha sim, influenciado a mentalidade capitalista moderna, isso não se deu apenas pelo fato religioso, mas pela formação do capital humano de trabalho. Nesse sentido, considere as asserções a seguir.

I. O Calvinismo foi uma religão rígida que conseguiu, como nenhuma outra até o seu surgimento, criar uma disciplina religiosa e social em que o homem vivia em função de Deus. Tudo o que o homem faz é em nome de Deus. Desde a escolha da profissão até a forma como ele deverá gastar o seu dinheiro. Em suma, houve uma aproximação entre vida mundana e vida espiritual, o que contribuiu decisivamente na formação de uma mentalidade capitalista organizada.

PORQUE

II. O católico leigo da Idade Média, embora fizesse suas obrigações religiosas e possuísse uma vida eticamente ligada à religião, não conseguiu formar, necessariamente, uma integração entre religião e vida mundana. Não fazia isso de forma racional, mas sim, por meio de atos isolados que, não necessariamente, ajudaram na formação de uma ética religiosa voltada à moral do trabalho, já que para a maioria dos católicos, o trabalho era uma forma de expiar os pecados.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS



As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.



As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.



A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.



A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.



As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: flavynhaestrela
5

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. LETRA A

respondido por: wagnerpedro135
5

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.pagina 93,94 e 95.
Perguntas similares